Rede Brasileira de Festivais de Teatro segue para segunda fase das pesquisas

PARTICIPE!

Créditos da imagem: Márcio Gamboa / INTERCENA



A Rede de Festivais inicia agora mais uma fase na coleta de informações para o Sistema de Indicadores de Festivais de Teatro do Brasil - SIFTB a coleta é essencial para o prosseguimento da pesquisa que terá uma exposição atualizada de seus dados dentro da programação do INTERCENA, de 24 a 27 de abril de 2018. Para participar basta acessar aqui.


Iniciado em 2015 a partir do Encontro Internacional de Políticas de Fomento e sustentabilidade para Festivais de Teatro, realizado em Fortaleza pela Quitanda das Artes e pela Rede Brasileira de Festivais de Teatro, o levantamento de dados e indicadores já tem hoje resultados significativos. No entanto a continuidade sistemática de informações é essencial para o sucesso do projeto. Vale lembrar que quando a pesquisa começou não havia no Brasil qualquer organização de dados relevantes e sistematizados sobre os festivais, mesmo sendo esses uma das principais formas de circulação das obras de artes cênicas no país. Com extenso território os festivais são hoje mecanismos importantes para a circulação das obras e também para a troca entre grupos nacionais e internacionais.


Atualmente esses dados são tabulados e analisados pelo Neccult (Núcleo de estudos de economia criativa e cultural) - convênio com o MinC - da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Minas Gerais. Nesse momento a metodologia de aplicação está sendo reestruturada e um documento em defesa dos festivais como políticas públicas está em curso.

A exposição atualizada desses estudos e metodologia, vão ser apresentados no Seminário Internacional dos Festivais de Teatro que acontecerá em Porto Alegre, dentro da programação do INTERCENA (www.intercena.com.br), de 24 à 27 de abril de 2018.


A participação de TODOS os festivais é muito importante, pois está sendo realizado o mapeamento das diversidade, portanto a particularidade do cada festival é fundamental para constar nesse estudo.


Para aqueles festivais que ainda não encaminharam os dados, é importante o preenchimento dos três últimos anos e para aqueles que estão repassando as informações o foco é o ano de 2018.


Estamos junto com a Rede Brasileira de Festivais e contamos com você para avançar com essa pesquisa que pode estruturar um novo entendimento e rumo para os festivais no país.


Para preencher a ficha basta acessar aqui.



Ajude-nos no preenchimento e na divulgação desse material!



1/3

Observatório dos Festivais

    observatoriodosfestivais@gmail.com

 

O Observatório dos Festivais é um conjunto de ações articuladas com os objetivos de divulgar, pesquisar e produzir conhecimento sobre festivais de artes cênicas no Brasil.
               Contato
               Parceiros
               Quem somos

1/7