O Observatório dos Festivais é um conjunto de ações articuladas com os objetivos de divulgar, pesquisar e produzir conhecimento sobre festivais de artes cênicas no Brasil, inicialmente com foco no teatro. Num futuro próximo, pretendemos ampliar tanto as linguagens cênicas como a abrangência da nossa ação.

 

Lançado em agosto de 2014, o OF nasce do acúmulo de experiência e contato com festivais realizados de norte a sul do país, aliado à vontade de contribuir para se pensar, registrar, desenvolver e compartilhar pensamento sobre este fenômeno que se multiplicou no Brasil nas últimas décadas sob as mais variadas formas de circulação da produção e pesquisa em artes cênicas.

 

O Observatório se estrutura através de três objetivos: informação, reflexão e pesquisa. Pretende organizar e divulgar para artistas, instituições, gestores e interessados em geral, informações sobre os festivais que acontecem por todo o país, realizar atividades de debates, seminários e conferências através das quais pretende desenvolver coletivamente olhares analíticos sobre as formas de concepção, organização e curadoria. Outro viés importante são as atividades de pesquisa, visando contribuir para os próprios festivais e para a formulação de proposições tanto da sociedade civil quanto do poder público no sentido de potencializar esta forma de contato artístico e cultural que se espalha por todo o mundo.

Quem faz

Bruna Sobreira_creditos_ Vamos falar de afeto.jpeg

Bruna Sobreira

Bruna Sobreira é jornalista, graduada pela UFMG, atriz, formada pelo Cefar - Palácio das Artes, BH, e produtora.

Integra ainda o Grupo Teatro Andante desde 2014.

Marcelo Bones

Diretor, professor e pesquisador de teatro. Licenciado em Ciências Sociais, é diretor e fundador do Grupo Teatro Andante. 

Angela Mourão - Arquivo pessoal.jpg

Ângela
Mourão

Atriz, bailarina, diretora teatral e fundadora do Grupo Teatro Andante. Formada em Psicologia pela UFMG, em dança pelo Transforma-Escola de Dança e em teatro pelo Oficina Escola de Teatro.