Marcelo
Bones

Diretor, professor e pesquisador de teatro. Licenciado em Ciências Sociais, é diretor e fundador do Grupo Teatro Andante. Desde 1990, dirigiu a maioria dos espetáculos do Grupo (LAMA, Olympia, A História de Édipo, Musiclown, Por Um triz) e dirigiu também outros grupos teatrais de Belo Horizonte, Minas e outros estados do Brasil. Tem circulado por muitos festivais no Brasil e outros países da América Latina e Europa com suas obras e com oficinas: Treinamento com o Bastão para a Atuação e Estratégias para Circulação Nacional e Internacional.

Marcelo também atua, por vezes, na gestão pública de cultura. Foi Diretor de Artes Cênicas da FUNARTE - Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura de 2009 a 2011, assessor do Ministério da Cultura de 2014 a 2016, Diretor de Relações Institucionais da Prefeitura de Bel Horizonte de 2017 a 2020 e é, atualmente, Subsecretário de Cultura da Prefeitura de Contagem.

Curador de diversos festivais de artes cênicas no Brasil, diretor artístico do FIT-BH em duas edições. Idealizador e coordenador da Platô – Plataforma de Grupos de Teatro de Belo Horizonte para a Internacionalização e do Observatório dos Festivais, organização para a difusão de informações, reflexões e pesquisas sobre festivais de teatro no Brasil e sua relação com redes internacionais.

 

Facebook: Marcelo Bones

Instagram: @marcelobones